quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Healthy Mind, Healhty You.

Uma das grandes ironias dessa vida é o fato de que sua mente pode ser, ao mesmo tempo, sua melhor amiga e sua pior inimiga. Ela insiste em te dar ordens, como por exemplo, "vire à esquerda", e quando você obedece, ela parece dizer "você devia ter virado à direita, direita era melhor!". Vi um texto de Maharaji que diz que a sua mente é capaz de usar as melhores virtudes como desculpa para criar os piores vícios. 

Numa situação de pressão, a sua mente não vai te ajudar a solucionar o problema baseando-se no que é melhor para você. Ela vai procurar essa solução baseando-se nas idéias de o que é moralmente mais correto ou socialmente mais aceitável. Essa mesma mente vai querer também levar em consideração um pouco de orgulho e até mesmo ideais de vingança. 

E é por isso que, segundo Maharaji, você deve sempre deixar-se guiar pelo seu coração. Coração, não impulsos. Um impulso nada mais é que sua mente disfarçando-se de emoção. Todo mundo precisa do equilíbrio entre razão e emoção, mas, pelo menos uma vez ao dia, deixe sua mente um pouco de lado e ao invés de se perguntar "Eu devo ir para a esquerda ou para direita?", pergunte-se: "Para onde eu quero ir?". Pelo menos uma vez ao dia treine sua mente para obedecer seu coração.