terça-feira, novembro 08, 2011

O Direito de Aprender Direito

Desde pequenininhos, aprendemos gramática para sabermos como nos comunicar. Aprendemos geografia para entender o ambiente em que vivemos. Aprendemos História para compreender o porque do mundo ser como é. Além disso, aprendemos a ler, a contar, a escrever textos, a resolver enormes equações matemáticas e a nos preparar para o vestibular. E que tal se, além de preparados para passar numa prova, fossemos preparado para ser cidadãos?

Desde o ensino médio, as escolas deviam ter Direito como matéria da grade. Não um estudo completo de todas as legislações, claro, mas pelo menos aquelas noções fundamentais. E quem sabe, até mesmo um pouco de organização política brasileira.

As pessoas saberiam respeitar melhor o direito dos outros, e defender o seu próprio. Cumpririam seus deveres, e cobrariam mais os deveres daqueles que as representam. Entenderiam por que escolher seu candidato a deputado é tão importante quanto escolher um governador. Saberiam que não socorrer uma pessoa em necessidade é crime, e que deixar de pagar pensão alimentícia dá cadeia. Estariam, enfim, mais preparadas para conviver umas com as outras.

Participar da gestão da sociedade em que vivemos é o mínimo que devíamos fazer. Aliás, é o mínimo que devíamos saber como fazer. Se é pra reclamar dos nossos políticos, que seja com a consciência de que você participou na hora da escolha. Se é pra cobrar dos outros, que seja sabendo que seu direito começa onde o do outro termina. Acho que essas coisas são tão importantes na vida de uma pessoa quanto resolver uma equação matemática, não? Ou quem sabe até mais.