quarta-feira, março 19, 2014

18 de Março

Gostei muito de trabalhar no projeto de Pintura das Escolas! Primeiro a gente reforma os buracos das paredes, pinta de branco e depois vai desenhando, enfeitando um pouco. Quando eu era pequena, adorava colorir! Meus pais me davam telas e tintas de todas as cores que eu quisesse - as vantagens de ser primeira filha - e eu ficava lá pintando o dia todo. Mas aqui eles não tem muito material, e a gente tem que se virar com o que aparece. Um dos desenhos na parede ia ser uma árvore, mas não tinha a cor marrom.. Então eu aprendi a - pasme você: MISTURAR CORES! Hahaha.

Depois que saí da faculdade, desacostumei um pouquinho a trabalhar em equipe - no meu curso as atividades eram bem individuais, e você passa a maior parte do tempo pensando em tcc e prova da Ordem.. Então essa é uma parte legal do trabalho aqui.. Não tem aquela competição da "vida real". Não tem a tensão de ter que se superar a todo momento ou superar os outros. Ninguém se preocupa com reconhecimento pessoal. Você aprende a dividir as tarefas, a comida, e até a água - não dá para demorar muito no banho, porque a quantidade de água quente tem que ser suficiente pra todo mundo. O legal de pintar as salas é que você fica livre para usar sua criatividade. É uma forma de deixar sua marquinha ali naquele canto em que tantas crianças vão estar no dia a dia. Dá uma satisfação quando você percebe que mesmo algo que consideramos tão bobo, como pintar um passarinho, pode se tornar tão útil.

Nossas preocupações aqui são mínimas. Quando fiquei sem bagagem por dois dias (eles finalmente encontraram minha mala em Abu Dhabi), percebi que a única coisa da qual eu realmente senti falta foi das minhas havaianas (eu viajei de sapatilha, e acredite, não dá para usar sapatilhas aqui, tem poeira demais!). Fora isso, os dois pares de roupas que eu tinha na mochila foram suficientes. A gente fica desapegado mesmo! Nem lembro quando foi a última vez que usei maquiagem.

Li que Kathmandu, esse ano, está em quarto lugar na lista das cidades mais baratas para se morar. Para nós brasileiros, tudo aqui é MUITO barato. Comprei uma garrafa de água de um litro por 20 rúpias - o que dá, mais ou menos, 50 centavos em reais. E como toda nossa alimentação e transporte está incluso no pacote, a gente raramente mexe na carteira. E quando você vai comprar algo na rua, a regra é pechinchar - o que deixa tudo mais barato ainda.

Vamos fazer uma road trip esse fim de semana para Pokhara, que é a terceira cidade mais populosa do Nepal - e um dos destinos turísticos mais famosos. Uma viagem para lá, de três dias e duas noites, com tudo incluso (refeições, transporte e um bom hotel) vai nos custar 6.500 rúpias (Pouco menos de 160 reais).

Pois então, hoje a noite fomos para o centro da cidade jantar (todos estavam com saudade de comer carne), e tomar um vinhozinho no New Orleans. Adoro aquele restaurante!

Ah, e fiquei completamente apaixonada por um chá que eles tem aqui, o Masala chai. É tipo uma misturinha de chá preto, temperos indianos aromáticos, e leite. Muito bom! É o "café com leite" deles.