domingo, março 16, 2014

1st Day

Meu primeiro dia na residência da Idex foi muito tranquilo!

Cheguei ontem, a tardinha, e já conheci alguns dos outros voluntários. Fui recepcionada com um pontinho vermelho no meio da testa, haha. Pouco depois já me juntei a eles para jantar fora no New Orleans e tomar um vinho. Provei uma comida daqui chamada Momo. É tipo uma massa gordinha recheada de carne ou vegetais. E tem muito arroz, parece um pouco com o nosso no Brasil. Ah, é tudo muito barato aqui. A moeda se chama Rúpia Nepalesa - 1 real dá mais ou menos 40 rúpias. Comprei uma garrafa de 2 litros de água por 2 reais, e um kitkat por R$ 2,50.

Como minha mala está desaparecida, tive que comprar algumas coisas ontem. Ainda bem que minha mãe me convenceu de trazer na mochila algumas roupas, remédios e material de higiene (to vendo seu sorriso daqui, mãe). Hoje é um feriado nacional, o Holi. É o dia de celebrar a chegada da primavera. As pessoas se pintam de várias cores e saem brincando pelas ruas. Como é feriado, nada funciona. Nem o aeroporto (liguei para lá para saber da situação da minha bagagem, e o rapaz, muito alegremente, me explicou que não tem ninguém trabalhando hoje "afinal de contas, é dia do Holi, senhora!"). Sou tão brasileira que cheguei em dia de festa, hehe.

Já fui advertida para só sair de casa hoje com roupas velhas, porque todos estão jogando tinta uns no outros. Como eu to sem bagagem, resolvi ficar aqui na residência mesmo. Não sei quando vão achar minha mala, né? A casa é muito bacana, é como morar numa fraternidade. O staff também mora aqui. São 5 pessoas para dar assistência na casa, mas a limpeza dos quartos e banheiro é por nossa conta. E dos pratos que usamos também. Tem uma cozinheira para preparar nossas refeições: café, almoço e janta. Ah, já mencionei que a comida da casa é 100% vegetariana? Nossas fontes de proteínas vem da lentilha, ovos, cottage, grãos...

Claro que, se você não garantir comer só o que tem aqui, e não quiser gastar em restaurantes, existem mercadinhos em que você pode comprar as coisas para preparar. Mas decidi que vou tentar seguir o ritmo deles. Vamos ver se consigo ser vegetariana por algumas semanas. Inclusive, vamos ver se consigo ficar sem doces também? hahaha.

Então, o dia vai ser em casa mesmo, descansando da viagem longa e esperando o pessoal colorido voltar pra residência, haha. Amanhã os outros voluntários chegam. Enquanto isso to aqui na sala comum com os que ficaram em casa. Tem tipo uns colchões fininhos e grandes cobrindo o chão, cercados de sofás e almofadas. A gente fica deitado aqui mesmo, papeando... é bem legal. Apesar da luz ir embora quase o dia todo, a internet fica ligada no no break. As vezes é meio lentinha, mas dá para conectar.

É isso... Só o que tá faltando meeesmo é minha mala :(

Bjs