sábado, março 15, 2014

A História do Nepal

Cheguei em Abu Dhabi agora pela manhã. São 8 horas a mais do horário de Manaus. Ja mudei tanto de fuso que já perdi até a noção do tempo e me peguei querendo almoçar agora hahahah.
Enquanto espero o próximo (E ÚLTIMO) voo, resolvi pesquisar um pouquinho sobre a história do Nepal:

Dizem que antigamente a região de Catmandu era um imenso lago. Esse lago teria sido destruído por um discípulo de Buda, com uma espada especial. 
Lendas a parte, é sabido o povo quirate invadiu essa região no século VIII a.C. Assim começou uma loooonga sucessão de reis.

Por um certo período, houve domínio da Inglaterra sobre o Nepal. Ao recuperar sua independência, voltou a ser uma monarquia.

Entre 1775 e 1951, o Nepal viveu conflitos entre a família real e algumas famílias nobres. Em 1959 uma Constituição foi aprovada e instituiu-se um Congresso Nacional, que foi dissolvido pelo rei um ano mais tarde devido a muitas divergências políticas.

Vale lembrar que o Nepal, nesta época, era praticamente fechado para os estrangeiros! E mesmo os que vinham a convite da família real não tinham permissão para sair do Vale de Katmandu. 

Em 1990, vários protestos fizeram com que o rei engolisse um novo gabinete composto por figuras da oposição. Nesse mesmo ano, foi aprovada uma nova Constituição. 
Uma guerra civil iniciada pelos maoístas em 1996 terminou afastando muitos turistas. 

Curiosamente, até 2008, o Nepal continou sendo uma monarquia constitucional, em que o primeiro-ministro governava com o Conselho Nacional e com a Câmara dos Representantes, mas em 28 de Maio daquele ano, a assembleia constituinte do país aboliu a monarquia a favor da instauração de um governo republicano e democrático, acabando assim a última das monarquias hinduístas sobrevivente no século XXI.

As informações que encontrei são um pouquinho confusas - e algumas contraditórias. Imagino que o jeito vai ser terminar as pesquisas por lá mesmo. 

Bjs!