sábado, março 22, 2014

Culinária

Conheço muitas pessoas que tem um pouquinho de frescura para comer fora de casa. Ainda bem que nesse quesito, eu e meu estômago temos uma aliança amigável: provo um pouquinho de tudo, e ele não reclama. Para mim, uma das coisas mais legais de se fazer em viagem é provar da culinária local! Mas apesar de eu ter adorado os chás daqui, não gostei taanto assim da comida nepalesa - principalmente porque quase tudo aqui é apimentado. 


A culinária, pelo que dizem, parece um pouquinho com a da Índia, especialmente pelos tipos de temperos (apesar de lá ser bem mais forte) - o que faz com que a comida do Brasil pareça insossa quando comparada. Já tentei, mas não consegui gostar de curry, gente!


Um ponto a favor para o Nepal foi o fato de ter sido o primeiro país que visitei em que tem arroz preparado igual ao nosso (quanto tem arroz e frango para o jantar aqui, pulo de felicidade!). A lentilha é bem saborosa, e até que eu gostei do macarrão com legumes, que é bem fininho e geralmente é frito.


Mas tem uma coisa que eu a-do-rei: o Momo! É um prato típico do Tibet que lembra um pouco o Gyouza da China - um bolinho recheado de carne ou vegetais, preparado frito ou cozido no vapor. Esqueci de tirar foto quando comi, então vou colocar uma imagem retirada do google:




Também devo acrescentar que gostei bastante das cervejas daqui, em especial a Everest e a Gokha. O problema é que nem sempre elas estão geladas (do jeito que brasileiro gosta, né?)

Aqui na residência da Idex nossa rotina funciona da seguinte forma: tomamos café às 7:30 (geralmente tem ovos, torradas, cereal, geléia.. nada muito diferente). Cada um dos voluntários vai para o seu respectivo trabalho, e retornamos por volta de 12:30. Almoçamos (já mencionei que a comida é vegetariana, né?). Depois de comer e descansar, cada um vai para o seu outro trabalho (existem vários projetos pela manhã e outros pela tarde). Retornamos por volta de 7:30 e jantamos. Tanto o almoço quanto o jantar tem comida mesmo. Nada de sanduichinho a la americanos - ainda bem!