terça-feira, março 11, 2014

Diário de Bordo: Nepal

Eu raramente pesquiso muito sobre um lugar antes de viajar. Não é por preguiça.. Ok, talvez seja um pouco.. mas é também uma forma de tentar me surpreender com o que eu possa encontrar por lá.
Só que quando meu destino já é uma surpresa por si próprio, e a atendente da TIM faz uma careta de "wtf" quando eu digo "Eu vou pro Nepal, preciso habilitar meu celular", pensei: cara, não custa nada dar uma olhadinha no que o google tem a dizer, né?

Pois é... Eu vou pro Nepal! Como me formei no início desse ano, resolvi usar o resto do semestre para viajar sozinha. Daqui a 3 dias deixo minha cidade, e minha primeira parada é em Catmandu, a capital nepalesa. O Nepal fica ali na Ásia, pertinho da Índia. Vou participar de um programa de trabalho voluntário em uma comunidade rural (explico melhor quando chegar lá). Sei que você está querendo me perguntar algo, e minha resposta é: não.. não sei porque escolhi o Nepal. Mas ir pra lá just feels right...

Pesquisando mais sobre o país, já dei de cara com uma notícia ruim: um avião pegou fogo lá neste domingo. Bad timing, hein? Mas ignorando as notícias ruins, eis o que descobri:

1- O Nepal é conhecido como o Teto do Mundo, porque 10 das 15 maiores montanhas mais altas do mundo estão lá, inclusive o Monte Everest

2- Lá existem mais de 100 etnias e idiomas, mas o oficial é o ~nepalês~
3- A bandeira nacional é a única no mundo que não tem forma quadrilátera

4- é o segundo país menos desenvolvido da Ásia, economicamente e socialmente
5- a alimentação básica deles é composta de arroz e lentilhas (inclusive 90% da população vive da agricultura, especialmente do cultivo de arroz)
6- é o país em que Buda nasceu

7- a maior parte das casas é feita de bambu

8- em termos religiosos, 80% dos nepaleses sao hindus, e 10% budistas e o restante se divide em muçulmanos e cristãos
9- casamentos aos 6 ou 7 anos de idade ainda sao comuns nas zonas rurais do Nepal
10- é um dos poucos lugares do mundo em que existe a poliandria, sistema em que uma mulher pode casar com mais de um homem
11- o turismo ajuda muito na economia local, já que o país recebe cerca de 500.000 turistas por ano
12- a permissao do governo para você escalar o Everest custa entre 10mil e 25 mil dólares
13- no final de 2007 houve a abolicao da monarquia, e o país passou a ser uma república, governada pelo partido comunista unificado do nepal.
14- sabado é o dia oficial do descanso
15- em Catmandu, há um altar dedicado ao dente dolorido, onde milhares de moedas pregadas ajudam a resolver males odontológicos.
16- é uma sociedade de pessoas muito tranquilas e alegres, sem grandes índices de violência, mas mesmo assim, é bom ficar de olho nas bolsas (mas ter atenção é a regra no mundo inteiro né?)


É isso! O resto pretendo descobrir junto com vocês!