quinta-feira, março 13, 2014

Antes de Embarcar

Sempre tive uma vontadezinha de conhecer a Ásia. Mas não queria num pacote de turismo, e intercâmbio de idiomas por lá seria um tantinho difícil, né? Então vi no site da CI (www.ci.com.br) a opção de ir fazer um programa de trabalho voluntário no Nepal. 

A CI é a agência pela qual eu fecho todos os meus intercâmbios, desde os 16 anos. Só tenho coisas boas a falar, tudo é organizadíssimo! Se você vai viajar sozinho, como eu, recomendo de verdade o serviço dessa empresa, viu? 

Pois então, depois de muito choramingar bastante para convencer meus pais a me deixar ir para o outro lado do mundo - essa foi a parte mais difícil, hahaha - fechei um pacote de algumas semanas para trabalhar numa comunidade gerenciada pela Idex, uma organização com sedes no Nepal e na Índia que objetiva promover programas de voluntariado para jovens. O meu vôo sai de Manaus, e passa por: São Paulo, Paris, Abu Dhabi, e.. finalmente (!!!), chega em Catmandu. Saio na quinta de manhã e chego lá no sábado a tarde.

Como eu vivo sem tempo (leia-se: com muita preguiça), só fui ler hoje o manual que a empresa manda com as instruções para os participantes. Vou explicar resumidamente como esse programa funciona: você fica hospedado em uma das acomodações da organização junto com outros voluntários do mundo inteiro, e trabalha em uma das atividades que eles tem a oferecer. É um programa que busca, ao máximo, a submersão na cultura local. Você é instruído a se portar e se vestir respeitando os costumes de lá. Mas isso é questão de bom senso em todo o mundo, né? 

Sobre o trabalho, você pode escolher entre:

1) Programas Educacionais: Nesse caso, suas atividades serão ajudar os professores locais nas salas de aula. As escolas no Nepal geralmente são muito grandes e tem uma equipe pequena, então a ajuda é realmente necessária. Quando é preciso, pode acontecer de você próprio dar aula para as crianças, geralmente de inglês ou matemática. Os voluntários também podem dar aula para crianças com necessidades especiais. Esse foi o programa que eu escolhi.
2) Pré-Escola: São creches em que os voluntários cuidam das criancinhas carentes e em fase de crescimento. O conceito de creche é diferente do que conhecemos. Lá, o propósito é dar cuidados básicos às crianças que não moram em locais apropriados para seu desenvolvimento saudável.
3) Assistência à mulher: É um programa bem diferente dos outros. Aqui, as atividades são destinadas à mulheres adultas de comunidades carentes, muitas vezes novas mamães. Os voluntários dão aulas de inglês, informática e instruções para que elas, além de melhorar a auto estima, consigam empregos.

Depois de selecionar o programa em que mais se encaixa, você é submetido a uma avaliação online do seu inglês. Se for aceito, tem que preencher uma ficha sobre suas perspectivas quanto ao programa Voluntário. Fui instruída de que quando chegar no Nepal, há uma reunião com a equipe da Idex para se certificar que você tem afinidade com a atividade que escolheu.

Nos documentos que eles enviam por e-mail semanas antes de você embarcar, existem certas informações que você deve saber antes de ir. Fiz um resuminho das mais importantes:

1- Vestimenta: é expressamente proibido o uso de roupas que escandalizem a cultura local. Mas isso é questão de bom senso, né gente? Num país em que 80% da população é Hindu, 10% budista, 8% muçulmana e 2% cristã, fica meio óbvio que shortinho não é apropriado. Eles recomendam que as mulheres voluntárias usem roupas que cubram os tornozelos e ombros. Vi que a maioria das mulheres de lá usam Sarees coloridos. Achei o máximo!
2- O uso de câmeras e vídeos dentro das áreas dos projetos não é recomendada. Então dificilmente vou ter como colocar fotos das crianças em sala de aula. 
3- Os portões das acomodações se fecham, em dias de semana, às 11:00pm. Quem for sair pela cidade e voltar depois desse horário, tem que encontrar outro local para dormir. 
4- Nos horários em que não há atividades do voluntariado, você fica livre para explorar a cidade. A própria organização oferece passeios e excursões muito legais.
5- Depois que você encerra o período do programa, recebe um certificado oficial da empresa com as informações sobre satisfação do seu trabalho. 
6- Há um refeitório próprio para os voluntários fazerem suas refeições. A alimentação é inclusa no pacote, e você pode comprar lanchinhos nos mercados locais. Depois de comer, tem que lavar os pratos e deixar tudo bonitinho. As comidas de lá tem fama de ser muito bem preparadas e temperadas, tendo como base vegetais e grãos locais.
7- Você dorme em um quarto equipado para 2-4 pessoas, com banheiro. Você recebe uma chave própria e devolve no fim do programa.
8- A acomodação dos voluntários vem equipada com cozinha, tv e área para recreações. E aliás, quem limpa seu quarto é você (e seu roomie). 
9- Há uma equipe para ajudar caso você tenha problemas de adaptação. Mas recomendo aqui para você que escolheu ir para este tipo de aventura: vá com a cabeça aberta. A sensação de poder descobrir algo novo e se adaptar é algo maravilhoso se você tiver paciência e calma. 
10- Apesar de Catmandu ser uma cidade pacata, tem que ter muito cuidado. As pessoas tem fama de ser prestativas e simpáticas, mas sabemos que existe mal em todo canto né? Li que, anos atrás, uma voluntária resolveu sair para beber e pegou carona num carro com um grupo de jovens de lá. Resultado: foi violentada.
11- Há locais próprios para acesso a internet, mas dependendo da área da cidade, a conexão pode ser um pouco lenta. Confesso que fiquei aliviada quando li isso. Eu já estava com medo de não ter como me comunicar com meus pais e amigos de lá... magiiina ficar sem whatsapp!