sábado, março 22, 2014

O Budismo

Aqui no Nepal, 80% da população segue o Hinduísmo. Pelo que li, a porcentagem de budistas é de 10%, enquanto a porcentagem restante se divide em Muçulmanos, Cristãos e outros. Depois que visitei o templo de Pokhara, resolvi ler um pouco mais sobre o Budismo. Vou contar aqui um pouco sobre o que aprendi - lembrando que minha mente ocidentalizada provavelmente não consegue assimilar todos os preceitos e filosofias.

Já mencionei que Buda nasceu no Nepal, né? Acredita-se que ele nasceu na cidade de Lumbini. Seu nome era Siddharta Gautama, provavelmente viveu no século VI a.C. - c.563 a.C. - c. 483 a.C. Ele era integrante de uma família muito rica da região, e vivia num palácio, cercado de luxo, desconhecendo a vida das pessoas que moravam lá fora. Buda, na verdade, é o título dado 

Então, um pouco mais velho, resolveu explorar o mundo lá fora, e foi quando entrou em contato com a miséria e pobreza pela primeira vez. Ele então abandonou o palácio em que vivia, deixando para trás sua esposa e família, e dedicou-se a buscar explicações e soluções para o sofrimento humano.

Dizem que Buda começou a meditar até alcançar a iluminação, e então passou a ensinar seus aprendizados. Ele dizia que não é suficiente alcançar um estado de paz - é preciso ensinar para aqueles que não conseguiram ainda alcançar também. O princípio básico do budismo é a busca por evitar o excesso de desejos materiais como meio de terminar com o sofrimento e insatisfação. Para isso, é preciso se dedicar a ações e pensamentos positivos e simples. Algumas pessoas me falaram aqui que Buda não é adorado como um Deus, e sim seguido como um Mestre. 

Ah, e existem várias vertentes do budismo. No Tibete, há a busca por uma jornada espiritual mais solitária. O mestre tem a função de guiar a pessoa ao longo de sua caminhada, buscando o progresso da alma. Acredita-se em quatro realidades essenciais: tudo que é terreno trás sofrimento, a fonte do sofrimento é o desejo em excesso, devemos nos libertar do sofrimento, e o caminho para a paz é feito através do exercício da paciência, da vigilância, e pelo discernimento de nossos pensamentos desequilibrados.