quarta-feira, março 26, 2014

Parábola Hindu

Uma parábola hindu conta que certa vez, havia um velho cão que fora abandonado pelo dono em uma floresta por não mais lhe servir de utilidade no pastoreio. Aconteceu que, o velho cão ao caminhar pela tenebrosa floresta percebeu que estava sendo observado por uma onça, que se encontrava ali a espreita pronta para dar uma investida.

Pensou então o velho cão:- Ora, se eu correr, estou velho demais para agüentar a corrida e se eu ficar e lutar, provavelmente perderei a luta pela minha já avançada idade.
Devido a difícil situação, o cão enxergou próximo a ele uma ossada, que o deu uma idéia. Ele mordeu a ossada, virou de costas para a onça e disse:- Que onça mais gostosa! Como seria bom que aparecesse mais uma, para enfim, poder saciar a minha fome!

A onça, diante disso, não teve outro meio senão correr o mais longe possível, já que o cão era um devorador de onças.

Porém havia um macaco que observara tudo em cima da árvore e ficou enciumado com a esperteza do velho cão e assim pensou:- Puxa! Tanto tempo que venho fugindo da onça aqui em cima da árvore e esse cachorro nem se movimentou para afastá-la. Já sei! Contarei para a onça a farsa do cão e assim, ele não me caçará mais.

Refletindo isso, o macaco foi à procura da onça e falou sobre a mentira que o velho cão contara. A onça, por sua vez, agradeceu ao macaco e fez um pacto com ele dizendo:- Puxa macaco, você é meu amigo mesmo! A partir de hoje não vou te caçar mais, e como prova disso, vou deixar você subir em minhas costas enquanto eu pego aquele cachorro. Sobe aí e vamos logo.

Assim fez o macaco, subiu nas costas da onça e juntos foram a caça do velho cão. Ali perto, no entanto, já estava o cão a espreita e de tal forma falou:
- Cadê aquele macaco safado que ficou de me trazer mais uma onça?