domingo, março 23, 2014

Religiões

Me interesso muito pelo estudo das religiões. Quando você sabe as crenças de uma pessoa, fica mais fácil entender suas perspectivas. Desde o início do tempo, as religiões desse mundo tem sido os fatores mais influentes no comportamento das sociedades - o modo de vestir, de falar, de se comportar, e até mesmo de se alimentar. Até mesmo o estudo da mitologia grega é importante - de que outra forma entenderíamos o significado de expressões como "calcanhar de aquiles", ou "fulano é narcisista demais"?

Além disso, ao longo da História é possível perceber a conexão entre religião e as leis de um local. Mesmo em tempos atuais, existe aquela pontinha de influência. Já viram que na Constituição Federal do Brasil - que é um país laico - tem um trechinho no prólogo, dizendo "Nós, representantes ... promulgamos, sob a proteção de Deus..."?

Achei interessante ler que, segundo Buda, você será feliz profissionalmente quando descobrir o seu dom para o trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele. Curiosamente, isso me lembrou uma palestra que ouvi do pastor americano Mike Murdock. Ele estava falando de um dia em que estava observando a pesca de peixes tropicais: Quando o peixe era colocado no chão, ficava se mexendo sem muito entusiasmo, e Murdock pensava "Nossa, peixes são criaturas tolas: não andam, não rastejam, e não emitem sons.". Mas então, quando os peixes eram arremessados de volta para os rios, eis a genialidade e rapidez com a qual seus corpos se movimentam!

Assim somos nós: precisamos encontrar nosso lugar no mundo. Euzinha aqui achava o máximo a idéia de ser pilota de avião quando era pequena. Mas temos que conhecer nossos limites, também. Imagina se eu fosse me guiar só pelo que minha mente determina? Morro de medo de altura... Logo, digamos que eu seria uma péssima pilota, né? 

Quando você parar para refletir sobre seus dons, vai encontrar exatamente o local onde deve exercê-los. E ninguém poderá competir com você, porque aquele é SEU lugar. Não adianta querer ser um renomado pediatra se você nem mesmo gosta tanto de crianças, ou estudar que nem louco para ser juiz quando você não tem a mente aberta necessária para ser imparcial nos processos que chegarem a sua mesa.

Vê como duas religiões tão diferentes trazem filosofias de vida tão similares?

Quando ficamos teimosos em achar que nossas crenças são as únicas verdades do planeta, nos tornamos cegos. Saiba ver as coisas com o coração, seja na área da religião, seja em qualquer outra.